8º FORUM REGIONAL ANTIDROGAS

O encontro regional reuniu no dia 17 de junho de 2011, na sede da AVE CRISTO, em Birigui-SP, cerca de 268 participantes entre educadores, assistentes sociais, conselheiros municipais, agentes da saúde dentre outros.
Com o tema “Uma visão Humanística das Drogas” os expositores, destacaram a importância de se colocar o ser humano no centro das ações de prevenção à dependência de drogas, com tem recomendado a ONU.


O fórum foi aberto pelo doutor ALEX ALVES, presidente do CONDECA/SP, que fez importante análise dos problemas e ações sociais de proteção à criança e adolescentes, no âmbito estadual. Foram destaques também, os conselheiros doutor Roberto Antonio de Melo e Ana Cristina Silva.



Na mesa diretora do fórum, além do Dr. Vilson Disposti diretor da Ave Cristo, estavam presentes Wilson Carlos Rodrigues Borini, prefeito de Birigui-SP; o doutor Émerson Sumariva Junior, juiz de direito de Araçatuba; Martha Helena Pimenta, diretora da DRADS-Araçatuba e demais autoridades.


Além da drogadição, por primeira vez, o encontro colocou em evidência outras dependências do ser humano, embora pouco reconhecidas socialmente, como o transtorno alimentar (bulimia e anorexia), o transtorno do sexo, o jogo patológico e compulsão pela Internet. Com a palestra “Neurociência: compreendendo melhor a dependência química”, o Doutor Sérgio Irikura traçou importante paralelo a respeito do preconceito familiar no tratamento da drogadição. Tomando como exemplo, os cuidados que a família tem quando um de seus membros contrai diabetes, exemplificou o médico neurologista.

Foram expositores ainda, os psicólogos Wandyr Zafalon Junior, que fez brilhante exposição acerca das “Inteligências Múltiplas” e Cibele Cesco coordenadora do CAPES/AD- Araçatuba, que detalhou o programa de atendimento do órgão recém instalado. Desdobrando o tema do Fórum, o Dr. Vilson Disposti, em sua apresentação preocupou-se em construir uma ponte entre a Psicologia de Jung e a Espiritualidade, como fortalecimento da consciência humana. Assunto este, que vem norteando suas pesquisas, que culminaram no lançamento de seu livro Filhos da Dor, o qual brevemente será lançado também nos EUA.

As palestras foram permeadas de atividades artísticas, o que deu leveza e gratas emoções às pessoas. O jovem tenor revelação Saulo Laucas, vindo especialmente do Rio de Janeiro, cantou e encantou o público que o aplaudiu de pé. O mesmo aconteceu com o coral Anjos de Prata, coordenado pelas professoras Otávia Marcondes e Márcia Arantes Corrêa. Encerrando o evento, o cantor e compositor Plínio Oliveira, por mais de quase duas horas embalou o público com os seus relatos de afeto e músicas que elevam a alma, com a participação especial do jovem músico Rafael Zago. Previsto para encerrar às 16h30, já era quase noite quando Plínio despediu-se com a música “Eu preciso de você”.

Ao todo participaram do fórum 268 pessoas, representando 26 municípios, a maioria da região, entre os mais distantes estavam Rio de Janeiro, São Paulo e Três Lagoas-MS.
Cidades: 1 - BIRIGUI, 2 - ARAÇATUBA, 3 - PENÁPOLIS, 4 - COROADOS, 5 - VALPARAÍSO, 6 - ILHA SOLTEIRA, 7 - MIRANDÓPOLIS, 8 - GLICÉRIO, 9 - MURUTINGA DO SUL, 10 - PIACATU, 11 - SÃO PAULO, 12 - BURITAMA, 13 - TURIUBA, 14 - BRAUNA, 15 - BREJO ALEGRE, 16 - RIO DE JANEIRO/RJ, 17 - CASTILHO, 18 - CLEMENTINA, 19 - SANTA FÉ DO SUL, 20 - GABRIEL MONTEIRO, 21 - GUARARAPES, 22 - LOURDES, 23 - TRÊS LAGOAS/MS, 24 - BILAC, 25 - ANDRADINA, 26 - SÃO PAULO/SP.